ÁFRICA/ETIÓPIA – Na pequena comunidade de Kofale, a missão tem início nas crianças


Kofale é uma antiga cidade de maioria muçulmana da região Arsi, situada a 2600 metros do nível do mar, a 265 km de Addis Abeba. A presença de uma pequena comunidade católica teve início na metade dos anos 1990 por obra do missionário padre Gianfranco Mangoli. No início, era uma sufragânea da paróquia de Gighessa, hoje uma paróquia que pertence à Prefeitura Apostólica de Robe.

Neste pequeno vilarejo, se encontra uma missão que se estende num amplo terreno doado aos primeiros missionários pela prefeitura. O local é composto pela casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Cristo, a casa dos frades capuchinhos, a igreja, um museu étnico, uma hospedaria, a escola maternal e elementar, o centro de promoção da mulher, o laboratório para o trabalho do bambu, uma pequena sapataria e um conjunto desportivo com campo de futebol, basquete e vôlei, além de pistas para as competições de atletismo.

Padre Bernardo Coccia, capuchinho italiano, fundador do Chil dren's Education for Development ad Addis Abeba, em 1990, está atualmente muito empenhado com as crianças missionárias de Kofale. Recentemente, juntos celebraram uma missa toda conduzida pelas próprias crianças e distribuiu aos pais dois livretos em cores com desenhos, orações e a vida de Jesus em Oromo, a língua local, feitos por elas com os seus colaboradores. Kofale é habitada pelo grupo étnico Oromo, cujos membros são principalmente criadores e comerciantes.

A fertilidade natural do terreno favorece o crescimento do trigo, batata, beterraba e cenoura. A vegetação é muito próspera e rica de zigba, eucaliptos, pinheiros e outra vegetação. Padre Bernardo se encontra na Etiópia desde 1978 com a finalidade de ajudar concretamente a população que sofre com penúrias e guerras.

FONTE: Agência Fides - 01/08/2013

Postar um comentário

0 Comentários