Header Ads

#CAM4Comla9: Congresso Missionário Americano ao vivo pela Internet


Delegações de todos os países do Continente já estão na cidade de Maracaibo, província de Zulia para participarem do 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4 – Comla 9). Os internautas de todo o mundo poderão acompanhar ao vivo os principais momentos da intensa programação do vento. Assista aqui a celebração de abertura a partir das 19h30min (horário do Brasil).

Uma solene celebração presidida pelo Enviado especial do papa Francisco, o cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, na Basílica de Nossa Senhora de Chinquinquirá, inaugura esta tarde às 17h00 local (19h30 no horário do Brasil) as atividades do Congresso.

O CAM 4 – Comla 9 pretende reunir mais de 4.000 participantes que estão sendo recebidos por voluntários e hospedados pelas famílias da cidade. As paróquias e colégios estão mobilizados para dar conta de toda a logística.

A programação inclui quatro grandes conferências sobre os desafios da Missão num mundo secularizado e pluricultural e outros 22 fóruns aprofundarão temas específicos. Além disso, contribuirá para a troca de experiências, testemunhos, celebrações e missões em todas as paróquias da cidade, com a presença dos participantes do Congresso. O encerramento solene na Basílica de Nossa Senhora de Chinquinquirá com o envio missionário será no sábado, dia 30, às 17h00.

O Brasil participa do Congresso com 135 pessoas representantes dos 18 Regionais da CNBB e organismos missionários.

Histórico
Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em colaboração com a arquidiocese de Maracaibo e a Conferência Episcopal da Venezuela, o evento continental é último de uma longa série de etapas que marcam o caminho missionário da Igreja na América Latina. Os Congressos Missionários da América Latina (Comla) de fato nasceram em 1977, com os Congressos Missionários Nacionais do México, depois levados a todo o continente americano (Congresso Missionário Americano CAM), de acordo com esta ordem: 1977 Comla 1, Torreón (México); 1983 Comla 2, Tlaxcala (México); 1987 Comla 3, Bogotá (Colômbia); 1991 Comla 4, Lima (Peru); 1995 Comla 5, Belo Horizonte (Brasil); 1999 CAM 1 - Comla 6, Paraná (Argentina); 2003 CAM 2 - Comla 7, Cidade da Guatemala (Guatemala); 2008 CAM 3 - Comla 8, Quito (Equador).

FONTE: POM - 26/11/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.