Realizado encontro de formação da IAM em Mucurici (ES)


Aconteceu no dia 23 de março, na Paróquia de Ponto Belo, em Mucurici, no Espírito Santo, o primeiro encontro de formação para a Infância e Adolescência Missionária (IAM), com aproximadamente 40 pessoas incluindo crianças, adolescentes e assessores presentes. O grupo foi assessorado pelo seminarista Vitor Vasconcelos Salvador e pela coordenadora diocesana da Juventude Missionária, Gabriela Almeida.

Desde o primeiro retiro diocesano das Santas Missões Populares em 2013, onde a IAM teve participação, a paróquia decidiu fazer parte desta obra. A partir disso, com o pleno apoio do Pe. João Milton, que esteve no encontro, a paróquia organizou-se para realizar sua primeira formação.

O encontro iniciou-se com a Santa Missa no domingo às 8 horas, na comunidade Matriz. Logo após a celebração, foi servido o café e deu-se inicio aos trabalhos. Os assuntos abordados foram: História da Infância e Adolescência Missionária, Carisma, Metodologia, Espiritualidade Missionária e Programa de Vida da IAM.

Após a apresentação, as crianças e adolescentes realizaram um trabalho de grupo onde refletiram como podem ser missionários em diversos âmbitos e situações da sociedade. Foram apresentados os trabalhos de grupo e depois foi feita a entrega de materiais para serem trabalhados nos grupos de base. Além disso, direcionamentos foram dados para os grupos iniciem os trabalhos e se engajem com força total nas Santas Missões Populares, projeto definido como prioridade para a Diocese de São Mateus.


Para Joyce Soares Pereira, assessora paroquial da Infância e Adolescência Missionária na paróquia, está sendo muito importante a caminhada: "Assumi a IAM na paróquia com muita sede de Deus, e o que mais me animou foi a resposta das crianças e das comunidades. Vamos agora cultivar tudo aquilo que aprendemos, colocar em prática o chamado de Deus conosco, o de ser missionário!

Das comunidades presentes, três já estão caminhado com a IAM, e agora as outras que lá estavam presentes iniciarão a caminhada missionária de evangelização em prol das crianças e adolescentes.

Postar um comentário

0 Comentários