Header Ads

Infância e Adolescência Missionária do Centro-Oeste realiza seu 16º Encontro Regional


Com o tema “IAM do Centro-Oeste a serviço da liberdade” e lema: “Enviou-me para libertar” (Lc 4, 18), a Infância e Adolescência Missionária do Regional Centro-Oeste realizou o seu 16º Encontro (ERIM). O evento aconteceu nos dias 10 a 12 de outubro no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia e reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes, coordenadores e assessores da IAM de todo o Regional. 

Acompanhadas pelos assessores e pais as várias delegações foram acolhidas pelas famílias de Goiânia. O ambiente criado gerou muita animação e comunhão entre os visitantes e as famílias locais que se comprometeram seguir apoiando o trabalho em suas comunidades. 


Painéis, palestras, gincanas missionárias, brincadeiras, celebrações, momentos culturais, centrados na temática do Tráfico Humano, fizeram parte da intensa programação que foi coordenada pela organização local do encontro. A abordagem deu destaque para a realidade das crianças, com atenção especial para o trabalho infantil, exploração sexual e tráfico infantil. Ao final, cada diocese assumiu um compromisso concreto no enfrentamento desses crimes. Além disso, a realização do evento deverá contribuir para a implantação de novos grupos, com prioridade para as dioceses que ainda não abraçaram a Obra. 

Momento marcante foi a realização do Bate-Latas com a oração do Terço Missionário onde as crianças e adolescentes rezaram pelas diversas realidades dos continentes. “Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Eu vou, vou ser missionário, mesmo sem salário. Vou falar de Cristo e dos planos seus. Quero ver meu povo, lotando a avenida, bem feliz da vida dando glória a Deus”, dizia a motivação inicial do Bate-Latas que partiu da Praça do Circo e percorreu as ruas do bairro até o Centro Pastoral Dom Fernando. Sob um sol escaldante, o som das latas, cânticos e preces ecoaram como um grito de liberdade em favor das crianças que, em todo o mundo, vivem situações de cativeiro, seja pelo trabalho infantil, tráfico ou abuso e exploração sexual. “Pela oração do Terço Missionário nos aproximamos de todos os povos, etnias e culturas do mundo. Atingimos os imensos horizontes da missão e rompemos o egoísmo e as intenções particulares para rezar pelas necessidades de todos os povos”, expressava outro comentário ao animar a caminhada que incluiu cânticos de romarias. “Sou, sou teu Senhor, sou povo novo retirante lutador. Deus dos peregrinos, dos pequeninos, Jesus Cristo, Redentor”. 

O Encontro terminou com missa presidida por dom Waldemar Passini Dalbello, bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia e concelebrada pelo padre Jaime C. Patias, representante das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Na solenidade de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, o bispo incentivou os pequenos grandes missionários a seguirem o exemplo de Maria que acolheu e anunciou Jesus a todo o mundo. Como símbolo de uma Igreja em “saída”, no final, os participantes foram ungidos e enviados para anunciar o tesouro que carregavam em seus corações. 


A primeira edição do ERIM do Regional Centro-Oeste foi realizada em 1996, quando da implantação dos primeiros grupos da IAM na arquidiocese de Goiânia. A cada ano, o ERIM vem sendo acolhido por uma diocese de Regional. A sua 17º edição, em 2015, será na diocese de Luziânia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.