Assessores e coordenadores da IAM participam de formação na Diocese de São Miguel Paulista


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou neste sábado, 18, um encontro de formação que reuniu cerca de 60 assessores e coordenadores de dez paróquias onde a Obra está implantada.

O encontro, realizado no Educandário Divina Providência, no bairro de Itaquera, reuniu, pela primeira vez, crianças, adolescentes e adultos em um momento único de formação. Os temas e oficinas trabalhados utilizaram uma metodologia que facilitou a compreensão em todas faixas etárias.

Irmã Monique Bourget, diretora técnica do Hospital Santa Marcelina, missionária canadense a vinte anos no Brasil, foi a responsável por abrir as atividades do dia partilhando o tema da Campanha da Fraternidade 2015. "As pessoas que marcam nossas vidas são aquelas que se preocupam conosco, cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado. Somos convidados a nos tornar próximos e transbordar o amor de Deus.", partilhou a religiosa.


Dando continuidade, as assessoras, Cristiana Sousa e Edvalda Santana, trabalharam o tema "A IAM e a Campanha da Fraternidade". Os participantes apresentaram como os grupos estão colocando em prática o lema "Eu vim para servir".

Em seguida, foi realizada uma oficina sobre a metodologia da IAM. Em grupos, os participantes tiveram que estruturar um encontro com o tema "Amor". Felipe Gonçalves, que é um dos coordenadores da IAM na diocese, colaborou expondo as Quatro Áreas Integradas e um roteiro base para elaboração dos encontros. Finalizou apresentando os subsídios elaborados pelas Pontifícias Obras Missionárias e as revistas e jornais missionários.


O último tema trabalhado foi "Missão e Comunicação", exposto por Rodrigo Alves Piatezzi, que também é coordenador diocesano da Obra e responsável pelo blog Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com.br). O coordenador trabalhou o que é comunicação, as novas mídias sociais eletrônicas, as técnicas utilizadas por Jesus para evangelizar e, ainda, apresentou algumas dicas de como tirar uma foto e escrever um texto para publicar no blog da Garotada Missionária. "Temos que utilizar todas os meios de comunicação para divulgar nosso trabalho, mas uma foto ou comentário postado de forma errada em nossas redes sociais pode expor ou prejudicar o trabalho de evangelização que realizamos.", alertou o assessor.

Com cantos e orações, o encontro foi encerrado com um momento de espiritualidade e envio, preparado pelo senhor José Feitosa da Silva, Ministro da Palavra e colaborador da IAM na diocese.

Para a equipe diocesana, foi gratificante a experiência de formação conjunta com os assessores e coordenadores. "Foi surpreendente a participação de todos. Conseguimos conhecer mais um pouco a realidade de cada grupo e dar algumas orientações para que o trabalho seja realizado de acordo com o carisma e diretrizes da Obra.", avalia Felipe Gonçalves.

O próximo encontro diocesano será a celebração da 3ª Jornada Nacional da IAM, em comemoração aos 172 anos de fundação da Obra, que será realizada no dia 30 de maio na Paróquia de Santo Agostinho, no Conjunto Residencial José Bonifácio.

Postar um comentário

0 Comentários