Header Ads

Congresso Estadual da IAM no Acre reuniu 12 paróquias


Rio Branco (AC) sediou o Congresso Estadual da Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), com a participação das duas dioceses do Acre, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O Congresso reuniu 52 participantes representando 12 paróquias do estado e ocorreu de 17 a 19 de abril.

No dia 18, houve a acolhida ao secretário nacional da IAM, padre André Luiz Negreiros, que contou um pouco sobre sua trajetória. Padre André retomou o contexto geral da história da IAM e logo em seguida iniciou o estudo do tema “Exploração sexual de crianças e adolescentes”.

O Secretário Nacional da IAM expôs os dados estatísticos referente ao tema e  refletiu sobre o que pode ser feito pela Infância Missionária, quando toma conhecimento de casos dentro das comunidades.

Na oportunidade também foram tratados assuntos sobre as jornadas da IAM e da Juventude Missionária em 2015. 

Criança e teologia
Durante o Congresso Estadual da IAM, também foi tratado sobre a ‘teologia da criança’, que faz referência a trabalhar a fé, mas considerando o universo da criança. Uma das orientações repassadas aos participantes é a de dar prioridade à participação da criança na celebração eucarística, se possível, junto com a família, para que a criança vá assimilando gestos e orações próprias da missa.

Eleição IAM
O coordenador estadual da Juventude Missionária abordou o tema “Maria Discípula Missionária” e em seguida ocorreu a eleição para escolha da coordenação estadual da IAM. Foi escolhida como coordenadora estadual, Maria José; para coordenação diocesana de Rio Branco, Leane Cunha e na coordenação diocesana de Cruzeiro do Sul, Ana Martins. 

O Congresso encerrou a celebração eucarística e envio dos participantes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.