Assessores da IAM do Paraná participam de Encontro de Formação


Com o objetivo de fortalecer a caminhada missionária da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no Paraná, assessores da IAM do Regional Sul 2 da CNBB participaram do Encontro de Formação. Realizado na arquidiocese de Curitiba (PR), município de Almirante de Tamandaré (PR), no período de 29 a 31 de julho, o Encontro teve a presença de 49 pessoas. Entre elas Odaril da Rosa, coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 2.

Os assessores buscaram aprofundamento e partilha das experiências vivenciadas. O Encontro foi assessorado pelo secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros e contou com a colaboração da equipe de coordenação estadual na organização e realização.

Padre André abordou o tema: “Luzes para a articulação da IAM nas escolas” e falou sobre a 3° Semana de Formação para educadores, que aconteceu em Brasília (DF), para refletir sobre a Infância e Adolescência nas escolas. O sacerdote destacou os desafios dos novos tempos, o perfil da criança e do adolescente de hoje.

Outros temas abordados foram: Criança e o Adolescente, a Igreja e a Missão e a Campanha Missionária de 2016. Padre André enfatizou a abordagem da criança a partir da Sagrada Escritura e seu espaço na Igreja e na sociedade hoje. Destacou a necessidade de qualificar os assessores inserindo-os a partir da realidade nos dias atuais.

Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa (RS) e referencial da Missão no Regional Sul 2, presidiu a celebração eucarística com a presença dos participantes do Encontro.

Também foram realizados trabalhos em grupos, onde apresentaram dinâmicas elaboradas para crianças e adolescentes. Nos fóruns das dioceses foram partilhados os trabalhos existentes em cada uma delas, as dificuldades a serem melhoradas e as expectativas para o futuro.

O Encontro foi encerrado com a noite cultural. Um momento festivo de confraternização, músicas e partilhas em clima julino.

Segundo os participantes a formação foi importante para refletir sobre a caminhada dos grupos nas várias dioceses do Paraná e para despertar a consciência sobre a necessidade de formação e preparo para a evangelização das crianças e adolescentes.

Os temas abordados provocaram a necessidade de aprofundamento para enfrentar a realidade das crianças e adolescentes nos dias de hoje, bem como, as dinâmicas para cada fase de suas vidas.

Com informações da IAM, Regional Sul 2 da CNBB

Postar um comentário

0 Comentários