Arquidiocese de Montes Claros realiza assembleia da IAM e JM


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) de Montes Claros (MG), realizaram, no dia 12 de março, a sua Assembleia arquidiocesana. Realizado no Auditório da paróquia de Santos Reis, em Montes Claros, o encontro teve por objetivo refletir sobre o documento de Estudos 108 da CNBB “Missão e cooperação missionária: orientação para animação missionária da Igreja no Brasil. Na ocasião foi também estudado o tema do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. A Assembleia foi assessorada pelo coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Reginaldo Wagner e pela coordenação diocesana da IAM e JM.

Participaram cerca de 60 assessores da IAM e JM das paróquias de Santos Reis, São José Operário, Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora da Consolação e Paróquia Nossa senhora da Montes claros e São José de Anchieta.

Irmã Etelvina, da congregação das irmãs sacramentinas, partilhou sobre a missão na África. “Ser missionário não é fácil, mas se não ajudarmos quem precisa, isso não é ser missionário. Não é fácil pregar em outras terras com culturas diferentes, mas é preciso ter coragem”, afirmou a religiosa. “O bonito de lá é que eles não são egoístas, repartem tudo. Sentir as dores do outro, ser solidários ajudando os que precisam, do mais longe a mais perto”, isso é ser missionário. Irmã Etelvina convidou os presentes a rezarem pelos cristãos e missionários que estão em missão e ensinar as crianças partilharem com todos.

A programação incluiu trabalhos de grupo para aprofundar os temas estudados. Sobre o “Ver”, o grupo disse que é preciso tornar as forças missionárias da IAM e da JM conhecidas. Além disso, inovar e reinventar o jeito de transmitir a Palavra. No “Julgar” é preciso evangelizar com a alma e com alegria. Já no “Agir” é necessário saber transmitir a Palavra com alegria, a exemplo de Jesus.

Os participantes da Assembleia também elegeram os novos coordenadores diocesanos da IAM e da JM, para os próximos dois anos. Na IAM foi eleita Helena Angélica e para a JM o escolhido foi o Wandreson.

Os trabalhos encerraram com o envio missionário feito pelo pároco da paróquia de Santos Reis, o padre Ayton. Ficou o compromisso de fazer Jesus conhecido e amado, e fazer com que nossa Igreja seja cada vez mais missionária.

Com Informações da IAM e JM de Montes Claros (MG).


Postar um comentário

0 Comentários