Pequenos Reis Magos em ação na Arquidiocese de Brasília


Tempo do Natal, nascimento do menino Jesus, celebração do nascimento do nosso Salvador, um tempo de graças e bênçãos. Foi com esse espírito que a paróquia Maria Auxiliadora, na Arniqueira, na Arquidiocese de Brasília (DF) anunciou a chegada do menino Jesus, por meio do Projeto Pequenos Reis Magos, guiados pela estrela. Movimento que reuniu as pastorais da criança, jovens, Pascom, vicentinos e catequese. Teve a participação de crianças e jovens vestidos como reis magos. Eles saíram pelas ruas da paróquia em missão para visitar as casas, anunciando a chegada de Jesus, com cantos, orações e abençoando as casas das famílias que abriram suas portas para os receberem.

Nas visitas os Pequenos Reis Magos, além de rezar e cantar, pediram uma colaboração de qualquer valor, a ser enviada para crianças em situação de extrema pobreza em países como Guiné Bissau, Guatemala, Haiti e Moçambique.

Essa iniciativa começou com a Infância e Adolescência Missionária na Alemanha e hoje conta com quase 12.500 paróquias que saem pelas ruas. Os recursos arrecadados são enviados integralmente à Pastoral da Criança que por sua missão ajuda outros países em várias partes do mundo.


No Brasil, essa iniciativa teve início em 2015 com as dioceses de Curitiba (PR) e João Pessoa (PB). Na arquidiocese de Brasília, a primeira experiência com os Reis Magos aconteceu esse ano de 2017, e apenas duas paróquias aceitaram essa bela missão e aderiram ao movimento, sendo elas São José Operário de Recanto das Emas e Maria Auxiliadora de Arniqueiras. E nesse primeiro ano da ação, já tem muitas histórias para contar sobre solidariedade, oração, fé, espírito missionário.

A comunidade foi sensibilizada a participar por meio de avisos nas missas, convites informais, comunicação no site da paróquia, redes sociais e apoio da Pascom para acompanhar as visitas.

Ana Cristina, Marcos Antônio, Guilherme e Rafael, relataram “estar muito felizes em receber a visita e por ser um período de alegria e reflexão sobre partilha e doação”.


Andreia, relatou que “é importante despertar esse espírito de solidariedade nas crianças, além de abençoar as casas e chamar atenção de seus vizinhos”. Valdeci, se emocionou ao comparar os pequenos Reis Magos com a Folia de Reis, que já é tradição em sua cidade. “Cheguei a me arrepiar ao falar dos santos Reis”, disse. Fátima e Francisco, coordenadores do CPP, também receberam a visita e relataram: “é preciso resgatar os valores e o verdadeiro espírito natalino, além de ajudar países pobres”. Jorgevan e Marcia, membros da Pascom, se mostraram generosos. “Estamos sempre à disposição no que precisarem e com as portas e o coração abertos para receber esse tipo de iniciativa”.

Foram visitadas aproximadamente 50 famílias durante esse primeiro ano e, nas missas do dia 24 de dezembro, os Reis Magos participaram das celebrações para abençoar e receber doações das famílias que não foram visitadas.

Graças à generosidades das famílias, a primeira experiência desse projeto conseguiu arrecadar um o montante de R$ 7.294,00, que foi depositado na conta da Pastoral da Criança internacional.


Todo esse movimento aconteceu pela acolhida do Projeto pelo pároco, o padre Jomelito Melo, que também animou, incentivou e acompanhou os Reis Magos em algumas visitas. “Esse projeto foi uma Graça de Deus para nossa comunidade, pois ajudou as crianças a refletirem sobre a importância de serem verdadeiros missionários do amor e da caridade, pois não só anunciaram Jesus com as orações e bênçãos das famílias, mas ajudaram situações de pobreza em países que necessitam de nossa caridade”, disse o pároco. Ele avalia que essa primeira ação foi um sucesso e que será um propagador em toda a arquidiocese dessa grande obra de evangelização e caridade.

com informações Pascom da paróquia Maria Auxiliadora

Postar um comentário

0 Comentários