Diocese de Toledo anuncia família missionária para a África


Neste Mês Missionário Extraordinário, a Diocese de Toledo (PR), tem a alegria de anunciar o envio do casal Moacir José Esser e Gilsemira Brandão Esser para a Missão Católica São Paulo VI, que se realiza em Guiné-Bissau, na África. Eles são da Paróquia São Roque, de Nova Aurora. A Igreja está em vias de construção de uma escola na cidade de Quebo, Diocese de Bafatá, dentro de uma nova etapa da Missão Católica. Moacir será o mestre de obras.

O sim do casal à Missão é comemorado junto ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) que indicou-os para essa ação missionária. Mas tudo teve início com a visita do missionário Pércio Pereira e o pedido formalizado pela CNBB-Regional Sul 2, por meio do Conselho Missionário Regional (Comire), e que foi endereçado ao Pe. Neimar Troes, assessor diocesano da Dimensão Missionária e Conselho Missionário Diocesano (Comidi). “Precisamos de um voluntário ou um casal que possa ficar de três a quatro meses (janeiro a abril 2020) na Missão São Paulo VI, em Guiné-Bissau, África. Ele tenha experiência em construção civil, para atuar como mestre de obras na construção da escola para a Missão”, detalha o pedido.


“Para mim foi uma surpresa. Nem passava pela minha cabeça essa possibilidade. Mesmo assim, de imediato, aceitei porque se é para as coisas de Deus não tem como recusar”, diz Moacir que tem em seu currículo a experiência de ter sido um dos construtores de quadra de esportes e acabamentos numa escola na cidade de Leme, interior de São Paulo. Durante 14 anos (2000-2014), ele e a esposa prestaram serviços na paróquia de Nova Aurora e mais recentemente Moacir foi chamado para assumir o desafio de ser o construtor nas obras sociais da comunidade de fé nova-aurorense. “Estou confiante em realizar essa Missão na África”, garante Moacir.

O casal tem três filhos: Mariana (29 anos), Miriam (23 anos) e Márcio (13 anos). Os dois já são avós de Rafaela (9 anos), Manuela (2 anos) e Gabriel (2 meses). Moacir e Gilsemira aguardam a possibilidade de levar o filho caçula na Missão. “Se não for possível, os padrinhos Eliseu e Nair Ryba já estão sabendo e cuidarão com muito carinho até a nossa volta”, comenta Moacir.


De acordo com Pe. Neimar, esse é o coroamento de todo um trabalho dedicado à missão que começou anteriormente com seus irmãos no sacerdócio e tem sequência no atual momento, apoiado pelo bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e pelo assessor diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Luiz Carlos Franzener. “É um processo que está dando frutos. Temos a missão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo ao Pará, a nova fase do Projeto ‘Igrejas irmãs’ entre a Diocese de Toledo e Diocese do Brejo (Maranhão) e agora esta nova fase em Guiné-Bissau. Estamos muito felizes, pois é muita coisa boa acontecendo em torno da missão”, comemora.

Ainda segundo Pe. Neimar, agora começa o processo administrativo de encaminhamento do casal missionário Moacir e Gilsemira. Para conhecer mais sobre a Missão Católica em Quebo, clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários