No último domingo, 29 de maio, a Catedral Cristo Rei acolheu mais de 200 crianças e adolescentes missionários que celebraram na Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), a 10ª Jornada Nacional da Infância e da Adolescência. A emocionante Celebração Eucarística, presidida por dom Nivaldo dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), ganhou um colorido especial. Usando as cores amarelo, vermelho, verde, azul e branco, as crianças representaram a amizade pelos pequeninos dos cinco continentes: Ásia, América, África, Oceania e Europa.
As crianças participaram da celebração, por meio das leituras, levaram cartazes e foram consagradas por dom Nivaldo, a Deus e a Nossa Senhora acolhendo a bonita e importante decisão de serem missionários, rezarem e colaborarem com as crianças em todo o mundo. Meninos e meninas que completaram um ano de permanência nos grupos da Infância e Adolescência Missionária de suas paróquias receberam lencinhos coloridos com as cinco cores, simbolizando o tempo de dedicação à Obra Missionária. Os irmãos José Augusto, 11 anos, e Samuel Rezende, 9 anos, contam que gostam muito da experiência, onde aprendem sobre a solidariedade e se divertem. Gabriel Augusto Gonçalves, 9 anos, integra o mesmo grupo e concorda. “Na Infância Missionária eu aprendo sobre as coisas de Deus, desenho e rezo para todas as crianças do mundo”, reforça.
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebra a 10ª Jornada Nacional, em todas as Dioceses do Brasil. Neste ano o tema “Testemunhando Jesus Cristo até os confins da terra”, foi inspirado na mensagem do Papa Francisco para o mês missionário que está em unidade com toda a Igreja no Brasil neste ano Jubilar.
Cofrinho solidário
Durante a Celebração Eucarística as crianças apresentaram o Cofrinho Missionário dedicado ao continente da Oceania. “O Cofrinho lembra de forma concreta a solidariedade assumida com as crianças e adolescentes do mundo e é um gesto que se repete em todas as paróquias”, explica Margarete Julião, coordenadora da Infância e Adolescência Missionaria (IAM), na Arquidiocese de BH. A cada ano é escolhido um continente para serem enviadas as doações, colaborando com projetos sociais, de educação infantil e catequese nas Dioceses que mais necessitam.
Almoço fraterno
Após a celebração, a turminha missionária levou alegria à cozinha Sabores Sagrados. Juntas partilharam a refeição, produzida no Convivium Cristo Rei, ao mesmo tempo que colaboraram também, solidariamente, com as obras de edificação da Catedral Cristo Rei.
0 Comentários