Dia Mundial das Missões é celebrado com Formação e Caminhada Missionária em todos os setores da Arquidiocese de Manaus


Com o tema ‘Ide, convidai a todos para o banquete’ (Mt 22,9), o Dia Mundial das Missões movimentou milhares de fieis nos dez setores da Arquidiocese de Manaus (AM) nesse domingo, 20 de outubro, que são: Dom Luiz Soares Vieira, Padre Ruggero Ruvolleto, São José Leste, Maria Mãe da Igreja, Padre Pedro Vignola, Parque Dez, Avenida Brasil, Santa Rita de Cássia, Centro Histórico e Alvorada. A Caminhada Missionária foi organizada pelos coordenadores setoriais arquidiocesanos e contou com a presença de diversos Movimentos e Pastorais como: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária, Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, Movimento Terço dos Homens, e Conselho Missionário Paroquial (Comipa).

Três setores iniciaram as atividades ainda pela manhã. No setor Centro Histórico, a Caminhada Missionária saiu do Santuário de Aparecida em direção à Catedral Matriz Nossa Senhora da Conceição, finalizando com a Missa às 10h.


No setor São José Leste, o ciclo de palestras iniciou às 15h e teve como formadora foi a Helen do (COMIRE) na comunidade Santa Bárbara, no Conjunto Tiradentes.  Ás 17h30 os fieis saíram em caminhada em direção a Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Coroado.

Ás 8h, o Setor Maria Mãe da Igreja iniciou as atividades na Praça Molhada também conhecida como Cajual e em seguida saíram em direção a Paróquia Santa Luzia, onde encerrou com a Santa Missa às 9h.


No Setor Alvorada, a Paróquia Sant’Ana acolheu o pré-congresso missionário iniciando o ciclo de palestras ás 14h com padre Carmelo, irmã Jaci e padre Suresh. Na sequência, o Setor saiu em caminhada pelo Conjunto Hileia e retornou para Paróquia Sant’Ana para a Santa Missa que foi presidida por Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar de Manaus e concelebrada pelos padres: Enio Renan, Pe. Carmelo, Pe. Suresh, Pe, Domingos, Pe. Nelson, Pe. Charles.

De acordo com Dom Hudson Ribeiro, na nossa missão devemos olhar para as crianças primeiro: “Porque nas crianças está a dependência, porque nas crianças está a confiança. E Jesus diz que quem quer ser grande se faça pequeno e que quem quer ser o primeiro que se faça o último, não devemos priorizar os primeiros lugares”, destacou Dom Hudson Ribeiro.


O Setor Padre Ruggero Ruvolleto iniciou as atividades no Centro de Formação da Área Missionária Monte das Oliveiras às 14h. Ás 16h30, a Caminhada Missionária saiu em direção a igreja da Sagrada Família.

Já o Setor Parque Dez iniciou as atividades na Paróquia Cristo Rei que pertence a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe às 15h30. Após a missa, os fieis saíram em caminhada em direção a comunidade Santo Expedito, na Área Missionária São Lourenço.

No Setor Dom Luiz Soares Vieira, as atividades iniciaram às 15h com a Formação Missionária na comunidade Santa Clara que pertence a Área Missionária São João Paulo II. Às 18h, a caminhada saiu em direção a Comunidade Santa Inês e encerrou com a Santa Missa.


Dentre os setores visitados nesse domingo, Dom Zenildo Lima, bispo auxiliar de Manaus acompanhou um pouco das atividades no Setor Dom Luiz Soares Vieira: “Neste Dia Mundial das Missões nós celebramos de modo muito especial na nossa Arquidiocese de Manaus. Pelo menos dez de nossos setores na cidade realizaram momentos formativos com Caminhadas Missionárias e Celebração Eucarística. Aqui no Setor Dom Luiz teve uma participação intensa, muita animada e entusiasmada com o verdadeiro ardor missionário. Isso é próprio das nossas comunidades que se reconhecem como comunidades eclesiais. Nesse dia, as nossas celebrações, tudo aquilo que foi partilhado nas coletas será enviado para que a gente possa sustentar a missão nas igrejas mais pobres espalhadas pelo mundo inteiro”, explicou Dom Zenildo Lima.

Às 16h, no Setor Avenida Brasil a concentração foi na Paróquia Cristo Libertador, no bairro Compensa I. Ás 17h, a Caminhada Missionária saiu em direção a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Compensa II.


O Setor Santa Rita de Cássia iniciou as atividades com a Caminhada que teve a concentração na frente do Bosque da Ciência, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). De lá, os fieis saíram em direção a igreja Santa Catarina de Sena, em Petrópolis, para Santa Missa.


Por fim, o Setor Padre Pedro Vignola iniciou as atividades, às 14h, nos três Polos que compõe o setor: Polo 1 Área Missionária Santa Mônica Área Missionária Divina Misericórdia e Paróquia São Bento. Polo 2: Área Missionária São Lucas: Área Missionária São Pedro Apóstolo e Área Missionária São Francisco das Chagas. E o Polo 3: Área Missionária Santa Clara: Área Missionária São Paulo Apóstolo e Área Missionária Família de Nazaré. A Caminhada Missionária saiu da igreja São Francisco de Assis, às 18h30, em direção a comunidade Nossa Senhora da Conceição no bairro Novo Aleixo.

G Marques, membro da Pastoral da Comunicação da comunidade Menino Jesus da Área Missionária São Francisco das Chagas, já participa de Caminhadas Missionárias há quase 10 anos. Para ele, fazer a transmissão da Caminhada é uma missão de levar o Evangelho a quem não pôde estar presente: “Para pessoas que não podem estar conosco, nós fazemos esse trabalho em nossas redes sociais para que essa Caminhada chegue ao máximo possível de pessoas. Quando eu comecei a participar não existia transmissão, não tinha essa modernidade. Hoje nós temos as redes sociais e a internet que veio nos auxiliar nessa parte porque hoje ainda existem pessoas que não conhecem e não sabem o significado da Caminhada Missionária”, explicou G Marques.




Postar um comentário

0 Comentários