ELMI na Diocese de São Miguel Paulista reúne 50 coordenadores e assessores da IAM



A Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo/SP, realizou neste final de semana, 21 e 22 de abril, seu Encontro de Líderes Missionários Infantis (ELMI), que reuniu, na Casa de Nazaré, em Suzano/SP, cerca de 50 coordenadores e assessores de 11 paróquias.

O encontro iniciou com a oração conduzida pelo Pe. Alessando Zanche, Missionário Xaveriano, que levou as crianças e adolescentes a refletirem sua Missão, através do Mistério Pascal de Cristo. Em seguida, Débora Cristina, assessora da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Setor Guaianases, apresentou a Metodologia das Quatro Áreas Integradas; assim, os participantes se dividiram em grupos e foram convidados à refletir o tema Missão na Saúde Pública, segundo a metodologia da IAM.

No período da tarde, os coordenadores participaram das oficinas "Missão e Saúde", "Brinquedos, Brincadeiras e Dinâmicas", "Perfil do Coordenador da IAM" e "Espiritualidade Missionária". "As oficinas tem por objetivo capacitar as crianças e adolescentes para que estes desenvolvam melhor suas atividades nos grupos de base"informou a equipe diocesana.

Ainda no sábado, foi realizada a Noite Cultural. Com muita criatividade e animação foram realizadas apresentações de teatro, música e dança com a temática "Missão na Saúde Pública", ainda foi apresentado o vídeo e estrutura do 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM), que será realizado em julho na cidade de Araras. Segundo Felipe Gonçalves, coordenador diocesano da IAM, "este ELMI faz parte dos preparativos do ERIM em nossa diocese. Estabelecemos que para ir ao encontro regional, os candidatos deveriam participar deste encontro diocesano, agora vamos definir quem serão nossos delegados no 2º ERIM".

O domingo foi reservado para o testemunho. Inicialmente Ir. Irene, Missionária da Consolata, partilhou com os presentes sua vida e missão, traçando uma linha do tempo, desde sua infância, e de como descobriu sua vocação e as missões que já tinha participado. Em seguida, três coordenadoras do grupo da Comunidade de São Geraldo Magela, Paróquia de Santa Rosa de Lima, do Setor São Miguel, partilharam a experiência missionária que tiveram na ação solidária de entrega de marmitex para os moradores de rua na região central de São Paulo.

O encontro foi encerrado com a Missa presidida pelo Pe. José Carlos Stoffel, da Fraternidade Palavra e Missão, que é o assessor eclesiástico da IAM na Diocese de São Miguel Paulista. Durante a homilia, Pe. José Carlos lembrou dos compromissos da IAM "vocês se comprometem com a oração diária e o cofrinho que ajuda as crianças em todo o mundo, sejam missionários também com vossos amigos na escola, na família e na rua". Ao final foi feita a bênção e envio das crianças e adolescentes.

Confira mais fotos do encontro em nossa página do flickr. Clique aqui.

Rodrigo A. Piatezzi


Postar um comentário

0 Comentários