Diocese de Vacaria/RS realizou o EFAIAM 2012



Nesta ultima sexta feira, 21 de abril, às 19h30 teve inicio mais um encontro de formação para assessores/as da Infância e adolescência missionária (EFAIAM I). O encontro contou com a participação de quarenta pessoas e proporcionou formação teórica e prática a todos. Durante todo encontro destacou-se que, é preciso perpassar em todos os serviços de Igreja a espiritualidade missionária. A Missão nasce do encontro com Jesus crucificados que ressuscitou. Este encontro gera entusiasmo e paixão, dinamiza o anúncio da vida nova trazida por Jesus, como salientava o Pe. Claudio Prescendo em uma das celebrações do encontro.

No sábado, as 19 h aconteceram partilhas missionárias de experiências realizadas em Santa Isabel do Rio Negro - AM, ano 2011, e em Santarém - Pará, ocorrida em janeiro e fevereiro de 2012. As partilhas responderam as questões: quais eram minhas expectativas em relação a missão fora da diocese? O que aprendi na experiência missionária? O que significa ser Igreja missionária? Nas partilhas destacou-se que precisamos nos desinstalar , vencer a indiferença e o egoísmo que muitas vezes nos impedem de partir; dentro e fora de nossa diocese missão requer conversão, inculturação, ousadia e coragem para carregar a cruz da incompreensão e perseguição que pode vim como consequência de uma opção nascida da fé e do encontro com Jesus.  Como de costume o EFAIAM também possibilitou reflexões acerca dos temas: psicopedagogia das idades, os 12 passos para formação da IAM, as áreas integradas, o perfil do assessor e a espiritualidade missionária.

Diferente de encontros anteriores, neste Efaim fizemos a leitura orante.  Durante a oração, no segundo passo: o que o texto diz para nós, nossa missão de assessores (as) da Iam? a Palavra de Deus (Jo 20,1-18) nos convidou a respeitar os processos, esses podem ser lentos; a perseverar na busca pelo ressuscitado, pela vida de todas as pessoas em todos os lugares.  A madrugada vivenciada por Pedro e o outro discípulo e por Maria Madalena é vivenciada sempre que permanecemos na tristeza do sepulcro, “quem insiste em buscar por um corpo morto, sempre vai encontrar sepulcros vazios”, mas, quem insiste na busca encontra quem e o que procura.

Na realização de nossos serviços precisamos insistir na busca, abrir os olhos da mente e do coração para reconhecer a presença do ressuscitado e para promover a ressurreição de tantos irmãos e irmãs que se encontram dentro dos sepulcros, vitimados pelo empobrecimento, pelas drogas e pela desesperança causada pelos sistemas de morte. A oração nos despertou para a necessidade de partir com alegria para anunciar o ressuscitado e a vida que ele deseja conceder a todos os seus irmãos e irmãs, que são nossos irmãos e irmãs.  Uma vez que, Jesus foi para junto do seu e nosso Pai, seu Deus e nosso Deus. No Jardim, Jesus reinaugura a criação, com ele tudo ganha sentido e nos faz caminhar para a plenitude, nós somos chamados pelo nome para servir o Reino de Deus, promovendo a vida.

Destacamos a presença de um grupo da Juventude Missionária, recém-nascido em Ibiraiaras. Os participantes eram membros da IAM e hoje além de assessores (as) formam a Juventude missionária – primeiro grupo do Regional Sul 3 e experiência modelo para outras paróquias que desejam apostar neste modo de evangelização da juventude.

O EFAIM 2012 encerrou dia 23 às 12h com almoço celebrando comunhão de nossa Igreja.  Durante todo o encontro e após a celebração de envio, era evidente a alegria dos assessores e assessoras. Estivemos e estamos em comunhão, desejando que os frutos sejam abundantes, na vida de todas as paróquias e comunidades que se abrem para a dimensão missionária da Igreja de Jesus Cristo.

Marciano Pereira
Cordenador do COMIDI Vacaria




Postar um comentário

0 Comentários