Diocese de Januária (MG) fortalece trabalho da Infância, Adolescência e Juventude


A diocese de Januária no Estado de Minas Gerais realizou, no dia 4 de outubro, um encontro de formação para Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (EFAIM). A formação que aconteceu na paróquia Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária e começou logo cedo com a um momento de espiritualidade e a apresentação dos 30 participantes.

A história e carisma da IAM, metodologia e organização, capacitação de coordenadores de grupos, perfil do assessor e psicopedagogia das idades, foram alguns dos temas estudados. A programação incluiu ainda, entretenimento e trabalho de grupo motivado por três perguntas: 1) Quais são as dificuldades em ser missionário e assessor hoje? 2) Catequese e IAM podem trabalhar juntos? 3) Quais as dificuldades enfrentadas na comunidade para desenvolver o trabalho da IAM?

Nos grupos, os participantes partilharam sobre os problema encontrados na evangelização em Januária, responderam as perguntas e também fizeram uma avaliação do encontro. Sugeriu-se ainda, uma ação de evangelização com as crianças locais, uma espécie de missão popular com as crianças.

O objetivo da formação foi fortalecer os assessores que trabalham com a IAM, conhecer mais sobre o trabalho e implantar os grupos em todas as comunidades.

Uma das dificuldades é o fato de os catequistas acharem que a IAM veio para substituir a catequese, o que foi solucionado pela coordenação arquidiocesana da IAM de Montes Claros. A catequese e IAM trabalham com suas metodologias próprias e uma não substitui a outra. Ambas devem caminhar juntos na paróquia, comunidade e até mesmo nas escolas, com o mesmo objetivo, que é tornar Jesus conhecido e amado pelas crianças e adolescentes em todo o mundo.


Os trabalhos encerraram com missa onde foram entregues as cruzinhas missionárias juntamente com o certificados.

Comunicação IAM de Montes Claros (MG)

Postar um comentário

0 Comentários