Header Ads

Encontros: "IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa"


No dia 29 de maio celebraremos a 4ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que este ano tem como tema "IAM do Brasil a serviço da missão na Europa". Para preparar a jornada e fazer com que as crianças conheçam um pouco o continente europeu, a IAM da Diocese de Umuarama (PR), preparou o roteiro de quatro encontros, de acordo com a metodologia da IAM. Confira.

1º ENCONTRO - REALIDADE MISSIONÁRIA
• Ambiente: Mapas dos cinco continentes; desenho de pés nas cores missionárias; imagens do Papa Francisco, São Francisco Xavier e Santa Terezinha; cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM; fitinhas brancas (de tnt ou cetim) escrito paz - para amarrar no braço das crianças; Bíblia. - Reproduzir no chão o cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM, possibilitando que as crianças possam passear em volta.

• Acolhida: Receber a todos com alegria. No braço (pulso) de cada criança amarrar uma fitinha branca. Cantar o hino da Infância e Adolescência Missionária.

      Vida abundante ao mundo ofereço.
      Quero acender a chama do amor.
      Sou missionário e mesmo pequeno,
      Sirvo alegre ao Reino de Deus.

      Mãe de Jesus e das crianças
      Que mais precisam do nosso amor.
      Acolhe a todos sob o teu manto.
      Guia-nos sempre para o Senhor.

      Seguindo os passos dos padroeiros,
      Vamos a vida inteira doar:
      Como Francisco e Teresinha,
      Nossa missão é Cristo anunciar!

      Com alegria, construiremos,
      Senhor Jesus, teu Reino de amor.
      A Boa Nova anunciaremos,
      Com nossa vida, em teu nome, Senhor.

• Oração Inicial: Jesus é o nosso melhor amigo. Vamos fazer uma oração assim:
"Querido Jesus, sabemos que é nosso amigo, que está sempre conosco, que nos convida a ser amigo de todas as crianças e nos chama em nome do Pai Filho e Espirito Santo. Amém"
• Explicação do cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM:
Já celebraremos três jornadas da Infância e Adolescência Missionária. Vamos tentar recordar para para qual continente rezamos e ajudamos com nosso cofrinho missionário? A primeira jornada, celebrada em 2013, foi dedicada para a América. Que cor representa o continente americano? (deixar tempo para que as crianças falem)... A segunda foi pela África. Quem lembra a cor? (deixar um tempo para responder)... A terceira jornada, que foi celebrada no ano passado foi pela Ásia. Qual é a cor que representa a Ásia? (deixar um tempo). Neste mês, vamos celebrar a 4ª Jornada Nacional da IAM; vamos fazer um passeio e descobrir qual é o continente que ofertaremos nossa oração e sacrifício? 

(Convidar as crianças a fazer um passeio pelo cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM, reproduzido no chão. Andar contornando o painel, questionar enquanto as crianças olham, dando um tempinho para que respondam: Quem está indo? Quem está na frente? De onde as crianças estão saindo e para onde estão indo? Os pés missionários estão chegando ou saindo do mapa? Quem está esperando de braços abertos?)

Que cor é a fita no braço de vocês? Branco, que simboliza a Europa. Este ano nos dá Infância e Adolescência Missionária vamos rezar e partilhar nossos sacrifícios com as crianças da Europa, pois eles estão precisando muito, muito de ajuda... A Europa já ajudou muito os outros continentes, enviando muitos missionários. Tem dois missionários europeus, que nós conhecemos e evangelizaram um montão. Também é na Europa que mora o missionário mais importante da terra, o primeiro animador da IAM, que com sabedoria ajuda todos os outros missionários do mundo. Vocês sabem quem são? (deixar um tempo para ver se as crianças sabem quem são os missionários).

• Leitura Bíblica - João 15,14 (leitura e reflexão)
Introduzir a Bíblia cantando a música "Canção das crianças do mundo"

      De todas as crianças do mundo, somos sempre amigos.
      Com o coração de Tereza e o amor de Francisco (bis).

      Pelo Senhor, fomos escolhidos
      para anunciar, mesmo pequeninos,
      seu Reino de Amor, justiça e libertação.

      Nossa Missão não é fazer maravilhas,
      mas fazer grandes, as coisas pequeninas;
      rezando todos os dias, servindo com alegria.

      Anunciar Jesus, esperança da Igreja.
      Unindo continentes, comunhão dos povos,
      pequeno fogo que queima, para acender outras chamas.

• Conhecendo a Europa
Na música que cantamos e também na saudação da IAM, dizemos que somos amigos de todas as crianças do mundo. O nosso melhor amigo é Jesus e com nossa oração queremos fazer muitos amigos para Ele também. Várias pessoas da Europa pensavam assim também. Assim, a Europa enviou muitos missionários para outros continentes, para que fizessem muitos amigos para Jesus... Um deles foi São Francisco Xavier, ele nasceu na Espanha, que no continente Europeu, e fez um montão de amigos para Jesus. Fez amigo para Jesus até no Japão!

Uma outra missionária foi Santa Terezinha do Menino Jesus. Ela nasceu na França, que também fica na Europa. Ela não podia sair pois morava em um convento, mas todo dia rezava para todos os missionários que faziam amigos para Jesus.

Hoje, são as crianças da Europa que estão precisando da nossa ajuda. Infelizmente, muitas delas não conhecem Jesus; as Igrejas estão vazias... Poucas pessoas falam de Jesus.

Além disto são muitas crianças que vem de outros países. Elas estão fugindo da guerra, da fome, da miséria. Estas crianças estão morando em abrigos e muitas não tem pai, nem mãe. Vocês sabiam que mais de dez mil crianças que foram se refugiar - proteger – acabaram desaparecidas na Europa? Outras são forçadas a trabalhar em redes criminosas.

O branco, que representa o continente europeu, recorda a paz. A Europa viveu muitos anos em guerra, mas hoje é um continente de paz. Em 2012 a União Europeia ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter feito esta transformação. Vocês sabiam, que o nome da Irenia, mascote da turminha da Garotada Missionária que representa a Europa, significa paz?

• Oração final: 
Nosso compromisso desta semana é mostrar para nossa família e amigos a fitinha que ganhamos e contar o que ela significa. Nós podemos ir na Europa esta semana? Infelizmente, não... Então vamos fazer que nem Santa Terezinha. rezar para as crianças que estão sofrendo na Europa.
Agora, olhando para a nossa fitinha, vamos rezar uma Ave Maria...


2º ENCONTRO - ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA
• Ambiente: Figura de crianças dos países da Europa; imagens do Papa Francisco, São Francisco Xavier e Santa Terezinha; cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM; cruz pequena (se possível, a da IAM); Bíblia; panos e os pezinhos com as cores dos continentes. 

• Oração Inicial: Jesus é o nosso melhor amigo e Ele quer que sejamos amigos de todas as crianças do mundo. E é nessa amizade que estamos reunidos "em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo. Amém".

Vamos rezar juntos a oração da IAM?
"Pela Vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças e adolescentes que não vos conhecem. Protegei-os e enviai muitos missionários para que eles vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém"
• Atividade:
Vocês lembram o que falamos do encontro anterior? Nós apresentamos a 4ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que este ano é dedicado ao continente europeu. A Europa já fez muitos amigos pra Jesus, mas hoje muitas crianças não conhecem Jesus; muitas outras estão refugiadas da guerra e algumas passam fome. Por isto que assumimos um compromisso na semana passada. Quem mostrou a fitinha para os pais e lembraram de rezar pelas crianças que estão na Europa?

Ouvir a música Nova Geração e pedir que as crianças e adolescentes façam uma coreografia do refrão.

      Eu venho do Sul e do Norte,
      Do Oeste e do Leste, de todo lugar.
      Estrada da vida eu percorro
      Levando socorro a quem precisar.
      Assunto de paz é meu forte,
      Eu cruzo montanhas, mas vou aprender.
      O mundo não me satisfaz o que
      Eu quero é a paz, o que eu quero é viver!

      No peito eu levo uma cruz,
      No meu coração o que disse Jesus. (2X)

      Eu sei que não tenho a idade
      Da maturidade de quem já viveu,
      Mas sei que já tenho a idade
      De ver a verdade o que eu quero é ser eu.
      O mundo ferido e cansado
      De um negro passado de guerras sem fim,
      Tem medo da bomba que fez
      E da fé que desfez mas aponta pra mim.

      Eu venho trazer meu recado,
      Não tenho passado mas sei entender:
      Um jovem foi crucificado
      Por ter ensinado a gente viver.
      Eu grito ao mundo descrente que eu ser gente,
      Que eu creio na cruz...
      Eu creio na força do jovem
      Que segue o caminho de Cristo Jesus.

• Leitura Bíblica - Mateus 25, 35 - 40 (leitura e reflexão)
Agora vamos olhar a cruz: ela tem dois braços. Nós também temos dois braços, direito e esquerdo (esticar os braços). Jesus abraçou toda as crianças do mundo, e este ano Jesus nos convida a abraçar,  de uma forma especial, as crianças da Europa. Jesus espera uma resposta de nós... Que acham de respondermos um sim bem bacana para nosso amigo Jesus? Vamos responder assim: (a criança pega a cruz leva ao coração e diz: “Jesus me abraçou, eu também te abraço Europa” e com as duas mãos juntas a beija e entrega ao participante do lado). Enquanto a dinâmica acontece, todos cantam a música Nova Geração.

• Oração final: 
Nosso compromisso desta semana é contar para nossa família e amigos o nosso combinado com Jesus: abraçar a Europa como Ela nos abraçou. Nosso compromisso além fronteiras será rezar uma Ave Maria para as crianças que estão sofrendo na Europa.
Para concluir nosso encontro, podemos fazer preces espontâneas e finalizar com uma Ave Maria.



3º ENCONTRO - COMPROMISSO MISSIONÁRIO
• Sugestões de atividade: Fazer uma visita alguém que veio da Europa, descendentes de europeus, alguém que visitou algum país da Europa.

• Motivação:
Hoje, em nosso encontro de Compromisso Missionário vamos visitar uma família e contar o que nós vimos nos primeiros encontros deste mês, em preparação a 4ª Jornada Nacional da IAM, das diferenças e necessidades das crianças da Europa e vamos entregar o convite para a celebração da nossa jornada.

(Nas casas deixar as crianças à vontade para contar sobre a jornada e o que estão fazendo. Se conseguirem visitar alguém que conhece algum país da Europa pedir que conte como as pessoas vivem, seus costumes e diferenças com o Brasil. Convidar o visitante para rezar junto uma Ave Maria para as crianças da Europa, em especial as crianças que estão nos acampamentos de refugiados. Partilhar com a família as leituras trabalhadas - João 15,14 e Mateus 25, 35-40).



4º ENCONTRO - VIDA DE GRUPO
• Ambiente: Preparar com antecedência o local e materiais para as brincadeiras (amarelinha, ciranda, bolinha de gude etc.; preparar o ambiente com bandeirinhas ou balões brancos; o material dos encontros passados;, mesa para a partilha destacando o cofrinho. Acolhida festiva com música, bandeirinhas.

• Sugestões de atividade: Preparar algumas brincadeiras que tiveram origem na Europa. Veja a lista de brincadeiras, clicando aqui. Não esquecer de fazer o momento da coleta das ofertas do cofrinho missionário.

• Oração:
"Jesus sabemos que Tu és amigo de todas as crianças do mundo, queremos imitá-lo acolhendo as crianças da Europa em nosso coração, partilhando o nosso amor e sacrifício, te pedimos Senhor que cuide bem delas, em nome do Pai Filho e Espirito Santo. Amém."

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.