Assessores da IAM e da JM participam de Encontro de Aprofundamento em Vitória (ES)


Representantes de quatro arqui/dioceses da Província Eclesiástica do Espírito Santo: arquidiocese de Vitória, diocese de São Mateus, diocese de Cachoeiro do Itapemirim e de Colatina participaram do Encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM). O evento foi realizado na arquidiocese de Vitória (ES) no período de 15 a 17 de julho.

Assessorado pelo padre André Luiz de Negreiros, secretário nacional da IAM, o Encontro ainda teve a presença de membros do Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 da CNBB.

Padre André abordou o tema: “A criança, a Igreja e a Missão”. O sacerdote motivou fóruns de discussão para elaborar dinâmicas que favoreçam a comunicação dos adolescentes com Deus. Neste momento foram divididos grupos de acordo com as cores dos continentes e trabalharam a questão do “método e da linguagem”, para preparar encontros e momentos dinâmicos com adolescentes.

Na noite cultural houve interação nas danças circulares e nas músicas africanas ensinadas por uma religiosa presente.

A coordenadora da IAM da diocese de São Mateus (ES), Regina Vago, elogiou o tema proposto no Encontro. “A criança e o adolescente são presentes e parte da sociedade e da Igreja. Contribuir para que a criança e adolescente não sejam absorvidos pela cultura do adultismo e do consumismo é papel da Igreja neste cenário. Isto irá possibilitar que eles se encontrem e façam o encontro com o outro. É fazer experiência missionária e aderir ao projeto do Pai anunciado por Jesus Cristo.

Regina completou: “Reconhecer que o papel de cada etapa da vida do ser humano exige cuidado e para isso é necessário se especializar. A cada etapa da vida usar métodos e linguagens compatíveis é o caminho para fidelização de crianças, adolescentes e jovens. É necessário investimento e apoio, para que a base seja sustentada.”

Irmã Anastácia também participou do Encontro. A missionária africana é natural do Quênia e está no Brasil há um ano. A religiosa já conhecia o trabalho da IAM na África, mas foi a primeira vez que teve contato com a Obra no Brasil. “Este Encontro foi muito marcante, ampliou meus horizontes como missionária que está iniciando os passos aqui no Brasil. É meu desejo trabalhar nesta área, é minha vocação. Vim para o Encontro com o intuito de iniciar este bonito trabalho na paróquia de Sooretama (ES), onde trabalho. Quero ser graça de Deus e instrumento para conduzir esses desafios, trabalhando a cultura do encontro e valorizando as crianças como membros da Igreja de hoje e do futuro”.
Com informações da IAM, arquidiocese de Vitória (ES)


Postar um comentário

0 Comentários