Rumo a 5ª Jornada Nacional da IAM - Curiosidades sobre a Oceania

O mês de maio está terminando e a nossa 5ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária se aproximando. Durante este mês conhecemos melhor a Oceania, continente que dedicamos esta jornada, que tem como tema "IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania".

Nossa turma fez uma pesquisa na internet e descobriu muitas curiosidades sobre este continente, algumas bem engraçadas! Vamos conhecê-las?

- A área da Oceania é de 8.480.355 km². Em área é o menor continente do mundo.

- O maior, mais populoso e mais desenvolvido país da Oceania é a Austrália. As terras deste país correspondem a, aproximadamente, 90% do continente. O segundo pais mais desenvolvido da Oceania é a Nova Zelândia.

- O inglês é o idioma mais falado no continente. Além da língua inglesa, o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.

- Na Austrália são falados quase 200 dialetos e línguas diferentes, sendo 45 delas de origem indígena.

- As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália: Sidney, Melbourne, Brisbane e Perth.

- Com relação a religião, a maioria é formada por cristãos: católicos romanos (27%) e protestantes (24%).

- Países independentes da Oceania: Austrália, Fiji, Ilhas Cook, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Estados Federados da Micronésia, Nauru, Niue, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Timor-Leste, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, e Polinésia Francesa.

- Países dependentes: Ilhas Marianas (dominadas pelos EUA), IIhas Carolinas (dominadas pela Micronésia), Nova Caledônia (dominada pela França), Território Antártico Australiano (dominada pela Austrália), Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia), Terra Adélia (dominada pela França) e Samoa Americana (dominada pelos EUA).

- A capital da Austrália é: Canberra. É comum a confusão com Sydney, que ficou mundialmente famosa e desejada ao sediar os Jogos Olímpicos de 2000. Camberra, a verdadeira capital, é uma cidade planejada, criada em 1908 e que fica no Australian Capital Territory, a 280 km de Sydney. Muitos dos habitantes escolheram o local para viver por conta do trabalho ou dos estudos, já que lá também fica a Australian National University, que é considerada a melhor universidade do país.


- Economizar água é costume na Oceania. A crise hídrica vivida no Brasil é um problema enfrentado há muito tempo na Austrália, considerada um dos países mais secos do mundo. Para se ter uma noção da aridez na região, basta notar que mais de 50% do território australiano são compostos por desertos, os famosos Outbacks. No entanto, a maioria da população, acostumada com a escassez, aprendeu a consumir a água de forma consciente: banhos de no máximo cinco minutos de duração, desligar a torneira ao escovar os dentes, limpar o piso apenas com esfregão úmido, encher a pia com água e lavar todas as louças de uma vez só, ter sanitários com descargas de sistema duplo e muitas outras medidas fazem parte do cotidiano dos australianos.

Na Nova Zelândia, um dos países mais importantes do continente é considerado falta de educação dar gorgeta a qualquer prestador de serviços, é considerado também uma forma de xingamento.

- O famoso chinelo Havaianas foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os kimonos. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração.

Quer ficar por dentro de toda a preparação rumo à 5ª Jornada Nacional da IAM? Clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários