Encontro para adolescentes missionários na Diocese de Joinville


No último sábado, 18 de agosto, cerca de 60 adolescentes das comarcas Sul, Norte e Litoral, da Diocese de Joinville (SC), participaram do encontro de formação para coordenadores de grupos da Adolescência Missionária, que aconteceu no Colégio dos Santos Anjos, na cidade de Joinville.

O encontro, que teve como objetivo fomentar o protagonismo dos adolescentes em seus grupos de base, foi organizado por um grupo de assessores da diocese que atuam na Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.

Como é propósito da Obra, todo o encontro foi planejado para que os adolescentes evangelizassem os outros adolescentes e assim, construíssem juntos todos os momentos de formação. Iniciando com a memória da história da IAM, da transição do grupo de criança para o grupo de adolescentes missionários, fomos traçando caminhos para perceber como chegamos até aqui.

Refletindo sobre o carisma da obra, os adolescentes foram convidados, a partir do texto de João 6, 1-15, a pensar sobre o que trazem em suas vidas e em suas mochilas que também podem partilhar, colocar em comum, como fez o menino com seus cinco pães e dois peixes. Posteriormente, por meio de jogral, teatro, paródia, poesia e cena congelada, os adolescentes, em grupos, demonstraram como vivenciamos a partilha dos pães atualmente.


Seguindo a metodologia da IAM, com o tema gerador “fome”, cada área integrada foi explicada por diferentes assessores, que trouxeram exemplos, estratégias, experiências e os aspectos principais que são essenciais para os encontros de: Realidade Missionária, Espiritualidade Missionária e Compromisso Missionário, bem como as várias possibilidade de celebrar a caminhada do mês no encontro de Vida de Grupo. Após cada explicação, os adolescentes, novamente nos grupos, elaboraram os encontros, passo a passo, pensando em como fariam desde a acolhida até os compromissos pessoal, comunitário e além-fronteiras que poderiam ser assumidos, mantendo sempre o mesmo tema. 

A alegria dos adolescentes em poder participar deste encontro de formação era nítida, pois o protagonismo estava presente em cada música, dinâmica e reflexão, assim nos relata Sofia Anne da Cunha Giovanella: “Fizemos várias dinâmicas, tivemos vários momentos de aprendizado e também de espiritualidade. Aprendemos um pouco mais da história da IAM e também como preparar um encontro corretamente. Foi um momento em que todos conhecemos pessoas diferentes e de comunidades variadas. Por fim, achei muito legal e divertido”.

O envio realizado ao final do encontro firmou o carisma missionário em estar à disposição para servir, amar e evangelizar outros adolescentes.

Postar um comentário

0 Comentários