Congresso da IAM acontece no Santuário de Aparecida, em Manaus (AM)


Com o tema: ‘IAM, com a força do espírito, testemunhas de Cristo’, e lema: ‘Ide, e convidai a todos para o banquete’, na manhã do último sábado (20/07), dezenas de pequenos coordenadores participaram de um dia de formação pelo Congresso da Infância e Adolescência Missionária que aconteceu no auditório do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Aparecida, em Manaus (AM). Estiveram presentes as Áreas Missionárias: São João Paulo II, Nossa Senhora dos Navegantes, Família de Nazaré, São Francisco das Chagas, Menino Jesus, São João XXIII, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, as Paróquias São Bento, São Jorge e Santa Luzia.

A Infância e a Adolescência Missionária (IAM) é uma obra das Pontifícias Obras Missionárias (POM), criada em 19 de maio de 1843 e atua mundialmente. Na Arquidiocese de Manaus, a IAM está em 13 Áreas Missionárias e tem como principal objetivo a evangelização de crianças e adolescentes. Participam da IAM crianças dos 5 até os 14 anos e dentre as crianças são escolhidos os próprios coordenadores que também podem organizar os encontros e falar diretamente para as próprias crianças.


No auditório, o protagonismo das crianças e adolescentes, frente as atividades da igreja, encheu de orgulho os pais, assessores e coordenadores que acompanham essa turma desde muito cedo. Como líderes, esses meninos e meninas encaram desafios de gente adulta, mas sem perder a leveza, a confiança e a inocência dessa fase da vida.

A irmã Rosiane Ribeiro Fernandes, da congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, é coordenadora arquidiocesana da IAM. Para ela que já fez parte da Obra quando criança, é gratificante ver a nova geração liderando outras crianças e adolescentes: “É um desafio muito grande organizar os encontros mas a alegria depois de concluir é impecável. Conhecer sempre mais é algo que é da Infância Missionária, é sair das nossas fronteiras para ir ao encontro dos irmãos e irmãs. Esse congresso é um espaço para retomar como nosso, pra gente voltar para nossas áreas missionárias com renovado ardor para favorecer ainda mais o protagonismo das crianças e adolescentes nas áreas missionárias e paróquias onde a gente tem a obra e difundi, ainda mais, onde não tem. Tanto é que elas nos surpreendem com as respostas que tem”, afirmou irmã Rosiane Ribeiro Fernandes.


Pela parte da manhã, muitas dinâmicas, músicas, apresentação dos objetivos e a exposição da temática ‘A história da IAM, Carismas e Identidade’. Padre Neo Aparecido Monteiro, que foi missionário da Consolata na Colombia e atualmente é pároco da paróquia de Santa Luzia, atuou como o primeiro secretário assessor nacional da infância. De acordo com ele, o tema ‘IAM com a Força do Espírito’, é uma preparação para o encontro nacional que vai acontecer em novembro desse ano: “Com linguagem simples, dinâmicas e perguntas, passei para eles a minha experiência missionária com as crianças daqui e de outros países como a África onde tivemos uma Infância Missionária bem sucedida Trabalhamos no sul e no norte de Moçambique onde tem uma infância muito animada lá”, explicou padre Neo Parecido Monteiro.

A coordenadora estadual da Infância e adolescência Missionária, Alana Lobato, apresentou aos jovens líderes novas formas de incentivar os grupos na caminhada na igreja: “O nosso trabalho é incentivar as crianças na ação missionária desde sempre a serem protagonistas da missão. É por essa razão que nós estamos organizando o congresso em preparação para o congresso nacional que vai acontecer em Aparecida, São Paulo. No momento, todas as dioceses estão preparando algo especial com as crianças e adolescentes assessores. Estamos muitos felizes com a participação de todos nesse encontro”, explicou Alana Lobato.


O pequeno coordenador João Augusto Lacerda, da paróquia São Jorge, explicou que o grupo se reúne uma vez por semana: “No sábado a gente se reúne. Eu sempre gosto de falar sobre os mascotes, a história, sobre os fundadores e padroeiros. A ‘IAM’ é um grupo de oração e ela tem como um dos objetivos doar, uma vez por mês, uma moedinha para ajudar outras crianças de vários continentes. Ano passado o continente foi a África. Esse ano de 2024 é o continente da América”.

João Agusto também fez o convite para novas crianças participarem da ‘IAM’: “Crianças do mundo inteiro se quiserem participar da ‘IAM’ é só avisar, podem falar com a gente. Perto de onde você mora pode ter uma ‘IAM’ perto da sua casa, você pode ir. Se você for do Brasil e aqui de Manaus, você pode ir para a igreja de São Jorge que aos sábados, às 17h é o nosso encontro. Você vai se divertir muito”, concluiu João Augusto Lacerda.

A tarde, os temas abordados foram ‘Ecologia Integral e IAM’. No encerramento, ‘Testemunhos e Experiência Missionárias em Terras Amazônicas' concluíram o congresso em Manaus.

Postar um comentário

0 Comentários