Diocese de Araguaína realiza o 1º EFAIAM e fortalece assessores missionários

Nos dias 22 e 23 de março, a Diocese de Araguaína (TO) promoveu o seu primeiro Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM). O evento aconteceu no CTL – Centro de Formação para Liderança, em Araguaína, reunindo mais de 30 assessores de diversas paróquias da diocese.

Formação e fortalecimento da missão
O encontro teve como objetivo principal capacitar e fortalecer os assessores, aprofundando o carisma missionário da IAM e proporcionando momentos de troca de experiências. A programação foi intensa e contou com formações, momentos de espiritualidade, dinâmicas e celebrações.

No sábado (22/03), o encontro começou às 7h30, com a acolhida e um momento de animação missionária. A manhã foi dedicada a estudos sobre a metodologia da IAM, a missão dos assessores e os desafios da evangelização infantil. À tarde, os assessores participaram de oficinas práticas, debates e partilhas sobre estratégias para fortalecer os grupinhos da IAM nas comunidades. Ao final da tarde, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Islei de Sousa Gontijo, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Wanderlândia, que também é o padre referencial da IAM na diocese.


Presença do Bispo Diocesano e da Coordenadora do Regional Norte 3
No domingo (23/03), os participantes tiveram a alegria de celebrar a Santa Missa com Dom Giovann Pereira de Melo, Bispo Diocesano de Araguaína. Durante a homilia, Dom Giovann destacou a importância da IAM na formação missionária das crianças e adolescentes e incentivou os assessores a continuarem firmes na caminhada evangelizadora. A coordenadora do Regional Norte 3, Maysa Ivo, também esteve presente, contribuindo com sua experiência e apoio ao evento. Ela compartilhou um relato impactante que ecoou no coração de todos:

“Missionárias e Missionários, Dom Giovann, na homilia, falava sobre o projeto de Deus, que Deus coloca oportunidades na nossa vida, a exemplo de Moisés, para que esse projeto de amor se concretize. Ele conta com cada um de nós. Isso provocou em mim uma inquietação para que eu possa reagir nesse projeto de Deus, a IAM. Vivenciar o EFAIAM é uma experiência para que nós possamos colocar em prática nas nossas realidades locais tudo o que aprendemos sobre esse estilo de vida, e que o protagonismo das crianças e adolescentes transborde esse amor de Jesus. Desejo que cada um se sinta provocado para que possa reagir e que leve a boa nova para que todas as crianças e adolescentes tenham vida em abundância. Eu sou feliz!

O Assessor Gustavo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Wanderlândia, também compartilhou seu testemunho com os participantes:

“Quero expressar minha imensa gratidão por essa formação e por todo o incentivo que recebemos. Que possamos levar tudo o que aprendemos e ouvimos adiante, transmitindo aos corações das crianças e dos futuros missionários. Que essa nova missão e essa obra sejam guiadas pelo Evangelho e pelo amor de Deus.

Agradeço de coração a todos que estiveram à frente dessa organização, que se responsabilizaram por cada detalhe, desde a logística até a preparação das refeições e dos alojamentos. Cada gesto de dedicação fez a diferença. Que Deus os abençoe abundantemente!”


Além disso, a Assessora Reslany, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Wanderlândia, também compartilhou um belo testemunho:

“Sem palavras pra descrever o quão maravilhoso foi ter participado dessa formação, só sei que essa Obra é muito abençoada por Deus e agraciada pela Virgem Maria. Todos os dias, esta missão estará em minhas orações, e também cada um de vocês. Chuvas de bênçãos a todos .”

Compromisso renovado
O 1º EFAIAM foi um marco para a Diocese de Araguaína, reafirmando o compromisso dos assessores com a Infância e Adolescência Missionária. O evento proporcionou aprendizado, fortalecimento da fé e um renovado ardor missionário para seguir com a missão de formar crianças e adolescentes comprometidos com a evangelização. Com o lema “De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”, os assessores saíram motivados a dar continuidade ao trabalho missionário em suas comunidades, levando adiante a luz do Evangelho.

Postar um comentário

0 Comentários