Maio é um mês muito especial para todos nós, membros da Infância e Adolescência Missionária (IAM). É o mês dedicado a Nossa Senhora, a mãe de Jesus e nossa mãe, e também o mês em que celebramos a Jornada Nacional da IAM, que este ano chega à sua 13ª edição com o tema: “Crianças e adolescentes missionários da esperança”.
Esse tema nos inspira a olhar para Maria como modelo de esperança, fé e coragem. Quando o anjo lhe anunciou que seria a mãe do Salvador, ela respondeu com confiança: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). Mesmo sem entender tudo, ela confiou no amor de Deus. E é exatamente essa atitude que somos chamados a viver: confiar, amar e levar a esperança onde muitas vezes ela falta.
Tornar Nossa Senhora conhecida e amada
O décimo compromisso da IAM nos convida a "Tornar Nossa Senhora, a mãe de todos os povos, conhecida e amada." Mas como podemos viver isso no nosso dia a dia, especialmente neste mês mariano? Aqui vão algumas sugestões práticas para crianças e adolescentes missionários que desejam ser testemunhas da esperança com Maria:
1. Rezar o Terço Missionário em família ou com o grupo
O Terço Missionário nos ajuda a lembrar que o mundo inteiro precisa de oração e esperança. Cada dezena representa um continente. Podemos rezar por crianças e adolescentes que vivem em guerra, em pobreza, sem escola ou sem família. Assim, com Maria, nossas orações atravessam fronteiras!
2. Conhecer títulos de Maria em outros países
Maria é a mãe de todos os povos! Que tal pesquisar como ela é chamada em diferentes partes do mundo? Por exemplo:
- Nossa Senhora de Guadalupe (México)
- Nossa Senhora de Fátima (Portugal)
- Nossa Senhora Aparecida (Brasil)
- Nossa Senhora de Kibeho (Ruanda)
Assim, mostramos que o amor de Maria une culturas e povos, levando consolo e esperança a todos.
3. Criar cartões ou cartazes com mensagens de Esperança
Sozinho ou em grupo, as crianças podem desenhar Maria com frases de carinho e fé. Esses cartões podem ser entregues a pessoas doentes, idosas, tristes ou até deixados em lugares públicos como forma de espalhar esperança com gestos simples.
4. Contar histórias de Maria e da Esperança
A Bíblia está cheia de momentos em que Maria mostra força e esperança. Que tal encenar ou contar essas histórias no grupo da IAM, na escola ou em casa? Isso ajuda outras pessoas a conhecerem Maria e se inspirarem nela.
5. Imitar as Virtudes de Maria
Maria era obediente, humilde, servidora e cheia de fé. Ser como ela é viver com o coração missionário! Um pequeno missionário da esperança pode ajudar os colegas, cuidar do planeta, ser gentil, não revidar com raiva e partilhar o que tem com quem precisa.
Ser Missionário da Esperança com Maria
Neste mês mariano, celebrando a 13ª Jornada da IAM, que Maria nos ensine a olhar o mundo com amor, agir com coragem e levar a esperança onde há tristeza. Que nossas palavras e atitudes mostrem que Jesus está vivo e presente em nossas vidas, e que, com Maria, somos missionários da alegria e da paz!
Nossa Senhora, mãe de todos os povos, rogai por nós!
0 Comentários