ÁFRICA/REP. CENTRO-AFRICANA – Refugiados sem pais: pelo menos 2 mil crianças


Estima-se que na República Democrática do Congo (RDC) existam cerca de 22.100 refugiados provenientes da República Centro-africana (RCA), e que 40 % destes sejam crianças de 2 a 14 anos, separadas de seus pais durante o recente conflito na RCA entre o grupo rebelde Seleka e as forças governamentais.

Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICR), pelo menos 2 mil menores refugiados foram localizados. Entre janeiro e fevereiro de 2013, o número de refugiados passou de 4 mil para 21.352, devido à intensidade do conflito. A maior parte deles está na província de Ecuador, no confim, de modo especial nas redondezas do rio Ubangi, onde as condições de vida são difíceis, mas estão mais próximos de seu país e têm a possibilidade de pescar para sobreviver. Outros, por sua vez, são hóspedes de famílias locais.

Em Bangui, capital da RCA tomada pelos rebeldes em 24 de março passado, a responsável do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) p ara a África Central e Austral afirma que a situação está longe de se normalizar, mesmo que algumas atividades comerciais estejam reabrindo e o abastecimento de água e de luz começa a ser regular. Permanece alto o risco de furtos e saques, e não se sabe como o conflito vai evoluir.

FONTE: Agência Fides - 08/04/2013

Postar um comentário

0 Comentários